sábado, 3 de março de 2012

Bolo de Baunilha com recheio de creme de Damasco e cobertura Chantily


Reveillon...festa!!! No mesmo dia, niver de uma tia queridíssima. Cismei em fazer bolo (lá em casa tem muita criança, e tem como ter niver sem bolo ou brigadeiro??) na última hora. A sorte é que tinha um pacote de 500gr de damasco na geladeira, a partir dele, pensei nesse bolo. 
A massa fiz assim:

2 xic chá de farinha de trigo
1 xic de chá de açúcar
1 col sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
4 ovos
1/2 xic de leite
1/2 colher sopa de essência de baunilha

Numa tigela misture a farinha e o fermento. No liqui coloque os ovos, o açúcar, a margarina e o leite. Bata por 2 minutos e despeje sobre a farinha com fermento. Mistura bem, junte a baunilha e misture mais um pouco. Coloque a massa em forma untada e asse por 35 minutos.

Fácil né? Enquanto esfriava fiz aquele creme amarelinho tradicional que já falei aqui quando fiz a torta sonho de valsa:

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite comum
3 ovos
1 colher de sopa de amido de milho

Misture o leite condensado, o leite, gemas, amido de milho na batedeira até dar espuma, leve ao fogo mexendo até virar mingau. Reserve.

Peguei os damascos coloquei numa panela, cobri com água e deixei cozinhando até amolecer. Assim que amoleceu, bati rapidamente no liquidificador porque não os queria inteiros junto ao creme, mas também não queria que sumissem. 
Juntei ao creme amarelim e deixei esfriando.

As 3 claras restantes foram batidas na batedeira com 3 colheres de sopa de açúcar até o ponto de chantily.

Bolo frio, corte no meio. Recheio (creme amarelinho mais damasco). Mais recheio por cima da outra parte do bolo. Chantily por cima e uns damasquinhos para decorar.
Tava muuuuuuito quente no lugar e no dia, por isso tá parecendo que o bolo tá nadando numa calda...rs...

Olha como fica molhadinho....hummmm
Aceita?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é aberto à todos, mas deixe seu e-mail de contato. É sempre bom conhecer um pouco das pessoas que falam conosco...